A manhã desta terça-feira, 22, foi dedicada pelo vereador Eugênio Zwibelberg para a apresentação dos estudos realizados pela Comissão do Legislativo para a Construção do Novo Hospital aos membros do Instituto Saúde Pró Ubatuba (ISPU). O encontro aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), 119ª Subseção de Ubatuba, das 10 às 13 horas.
Ao final o vereador fez a entrega do relatório completo à presidente Roseane Marques Casalderrey, que esteve acompanhada pelo vice-presidente Pascoal Spinelli Neto, pelos diretores de Articulação e Comunicação Social Adjunto e Técnico, Celinaide Garcia e Maria de Loreto Campos Oliveira, respectivamente, e pela 2ª Conselheira Maria Paula Carvalho e Silva
Durante a abertura, o vereador Eugênio explicou a formação técnica da Comissão, dividida nos setores de saúde, jurídico e engenharia. Ressaltou que o trabalho não teve interferência política e que o relatório é o resultado das análises de dados reais para se chegar a uma proposta de um novo equipamento hospitalar contemplando a necessidade do município.
A Dra. Cinthia Sampaio Cristo, especialista em Saúde Pública, apresentou detalhadamente todo o processo de levantamento de informações, pautado em dados públicos disponíveis nos sistemas nacional, regional, da Santa Casa e da secretaria de Saúde municipal. Revelou que um novo hospital deve contar com um Pronto Socorro bem estruturado, 196 leitos para atender os diferentes perfis clínicos e um eficiente setor de transporte para transferências.
Ao final, Sizenando Cristo apresentou as três áreas apontadas como viáveis pelo estudo. A primeira opção é a adequação do prédio da Câmara Municipal, com possibilidade de utilizar a área onde é a sede da Polícia Ambiental. A segunda alternativa fica na área já destinada para este fim no bairro Jardim Carolina e, por fim, outra área estratégica fica no local onde é a sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) do Governo Federal, às margens da rodovia Rio-Santos.
Impactada com a apresentação do relatório, a presidente da ISPU, Roseane Marques Cadelderrey, considerou esclarecedora, com riqueza de detalhes. “Este trabalho esclareceu a complexidade que existe para a construção do novo hospital de Ubatuba.
O Instituto irá unir esforços e estará parceiro do Poder Público para a viabilização deste sonho tão necessário para todos. Estaremos divulgando este importante estudo técnico desenvolvido por esta Comissão do Legislativo”, finalizou Roseane.
No último dia 14, o vereador Eugênio Zwibelberg entregou à prefeita Flavia Pascoal o relatório contendo o conjunto de informações técnicas, que permitirá ao Executivo Municipal analisar opções de localização, dimensões e valores para a implantação do empreendimento no município. A Comissão do Legislativo foi criada e presidida pelo vereador Eugênio.