A noite cai e muitos trabalhadores e estudantes de nossa cidade apertam o passo para chegar em casa, devido a escuridão em diversos pontos do município que tornam as ruas perigosas. O breu, muitas vezes, se apresenta como um convite à criminalidade.
Nos últimos dias a violência tomou conta de nossa cidade. Conquistou espaços jornalísticos cordiais, estampada nas páginas policiais com assaltos, roubos e até assassinatos brutais que deixaram todos preocupados.
Multiplicam-se as reclamações no município sobre a precária iluminação pública, transtorno que atinge desde os pontos mais nobres até os locais menos favorecidos. A equação é simples: falta iluminação, aumenta a violência!
É fato, o furto de fiações no sistema de iluminação acontece em Ubatuba. Tem sido uma prática corriqueira, proporcionando a falta de energia elétrica nas residências, muitas vezes com crianças, idosos e enfermos, e, ainda, prejuízo aos cofres públicos na reposição de materiais elétricos. E mais do que isso: à segurança do cidadão.
No meu entendimento são quatro ações simultâneas para coibir a prática de furto de fiação, melhorar o sistema de iluminação e proporcionar mais segurança pública em nossa cidade. Vamos lá!
01 – A fiscalização da Prefeitura deve criar blitz sistemáticas em ferros velhos da cidade para coibir a compra dos materiais oriundos do furto de fiação, que é caracterizado no Código Penal como receptação de furto;
02 – Outro ação necessária é cobrar mais agilidade e eficiência no atendimento da empresa operadora na manutenção da iluminação pública, com a reposição de lâmpadas queimadas;
03 – Fortalecer a Guarda Civil Municipal (GCM) com a ampliação do quadro de agentes, mais equipamentos e viaturas, dando mais condições para proteger o patrimônio público;
04 – Por fim, cobrar do Estado investimentos às polícias Civil e Militar: mais efetivo, mais viaturas, descentralização com a presença de agentes de segurança nas comunidades.