Quarta-feira, 23. Na condição de presidente da Comissão do Plano Diretor de Ubatuba, o vereador Eugênio Zwibelberg se encontra com o arquiteto e urbanista Ciro Pirondi em São Paulo, na Escola da Cidade, para convidá-lo para participar desta comissão de estudos. O vereador esteve acompanhado do advogado Cícero Assunção e de documentarista Vito D’Alessio.
Na pauta foram discutidas ações preparativas para as audiências públicas e o envolvimento da sociedade no debate. Para o vereador Eugênio, esta iniciativa deve promover o diálogo entre os aspectos físicos, territoriais e os objetivos sociais, econômicos e ambientais que temos para a cidade. O plano deve ter como objetivo distribuir os riscos e benefícios da urbanização, induzindo um desenvolvimento mais inclusivo e sustentável.
Pirondi é diretor da Fábrica Escola de Humanidades, fundador da Escola da Cidade e diretor da Fundação Oscar Niemeyer. É arquiteto e urbanista formado pela Universidade Braz Cubas e Doutor pela Universidade Politécnica da Catalunya. Seu escritório foi responsável pela obra de revitalização do Copan, prédio desenhado por Oscar Niemeyer e um dos símbolos da cidade de São Paulo. Também esteve à frente da restauração do acervo do arquiteto e urbanista Lucio Costa, parceiro de
Niemeyer no projeto de construção de Brasília.
Para o vereador Eugênio Ubatuba precisa avançar nesta questão das normas de ordem pública e interesse social, em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental. “Hoje avançamos muito com a participação do arquiteto Pirondi na comissão, Ubatuba ganhará em qualidade de um profissional renomado que muito vai contribuir com o município”, finaliza Eugênio.