Turismo sustentável foi o assunto discutido pelo vereador Eugênio Zwibelberg com a participação de representantes das associações dos bairros do Itamambuca, Félix e Pedra Verde que fica no Lázaro. A reunião aconteceu na última sexta-feira, 28, na Câmara de Ubatuba.
Criar projetos de desenvolvimento sustentável com coleta seletiva, proteção dos recursos naturais da orla, preservação ambiental, organização nas praias por meio de vagas de estacionamento via Zona Azul, garantir mais segurança para moradores e turistas, ações em parceria com o poder público e, por fim, a criação de uma entidade federativa no município que abrigue todas as entidades de bairros, uma Confederação das Associações de Ubatuba, foram os temas amplamente discutidos nesta primeira reunião. Uma nova agenda será definida e ampliada com a participação de outras pastas municipais como Segurança Pública, Companhia Municipal de Turismo (Comtur), além de outras associações de bairros.
O secretário de Turismo Alessandro Luís Morau representou o governo municipal e o bairro do Félix, onde reside. A SAI – Associação Amigos de Itamambuca contou com as presenças do presidente Sidney Roberto da Silva e do diretor Jurídico Maurício Felberg e, ainda, a APEVE – Associação Amigos do Jardim Pedra Verde que fica no bairro do Lázaro, contou com a presença da Mônica.
Ao final da reunião o vereador se disse entusiasmado pela ideia que bem conduzida poderá render bons frutos para Ubatuba. “O mais importante desta reunião é a criação da Federação que vai criar e pautar uma agenda organizada no município, com o envolvimento das comunidades no processo de desenvolvimento do nosso turismo com qualidade”, afirma o vereador Eugênio Zwibelberg.